Brasil pode ser autossuficiente e grande exportador de pescado, diz presidente da Embrapa

09/05/2016

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, disse, nesta sábado (7/5), que o Brasil pode ser autossuficiente em pescado, além de ser tornar um importante exportador do produto. Para ele, um dos diferenciais da produção aquícola brasileira está no fato do país deter 12% das reservas de água doce do mundo.

“O Brasil tem condições de se tornar autossuficiente em pescado e, mais do que isso, aproveitar a grande riqueza e a grande diversidade aquícola do nosso país e se tornar um grande exportador de pescado para o mundo”, disse Lopes, em entrevista à TV NBR, emissora oficial do governo federal.

Maurício Lopes fez as declarações em Palmas (TO), onde o governo federal inaugura a sede da Embrapa Aquicultura e Pesca, unidade criada em 2009. O investimento, de acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa) foi de R$ 80 milhões. Para Maurício Lopes, a unidade é fundamental para o desenvolvimento e a pesquisa no setor.

“O Brasil é muito rico em águas, muito rico em diversidade biológica. Temos espécies que são muito próprias. Essa unidade dará oportunidade de, usando a melhor ciência disponível, tornar essa riqueza brasileira em progresso”, afirmou.

Entreposto Móvel
O presidente da Embrapa falou também sobre o Entreposto Móvel de Pescado, um caminhão frigorífico que possibilita o beneficiamento da produção. De acordo com a empresa, a ideia da tecnologia é favorecer o processamento do produto com redução de custos para o produtor. Lopes disse que, em função do tamanho e da diversidade brasileira, é melhor opção ter uma estrutura itinerante de processamento de pescado.

“Esse entreposto vai até onde o peixe é produzido. Pode fazer um rodeio nas áreas onde o pescado está sendo produzido, processando in loco o peixe, a carne e facilitando a vida dos produtores. E não é preciso fazer um investimento gigantesco em infraestrutura para garantir a agregação de valor ao seu produto”, disse Lopes.

Autor: Redação Globo Rural

Fonte: Revista Globo Rural

URL: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Peixe/noticia/2016/05/brasil-pode-ser-autossuficiente-e-grande-exportador-de-pescado-diz-presidente-da-embrapa.html

TOPO