Semana inicia com tempo instável na maior parte do Brasil

27/10/2014

SUDESTE

Nesta segunda, dia 27, a nebulosidade continua em toda região, mas as áreas de chuva ficam concentradas no centro-norte do Rio, no Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais. Apenas no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, além do Estado de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro é que predomina o tempo mais nublado e não chove. As temperaturas continuam mais agradáveis pela manhã, mas as máximas voltam a se elevar, principalmente no oeste e norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

Na terça, dia 28, instabilidades associadas aos altos níveis da atmosfera, provocam chuva forte no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, leste e metade norte de Minas Gerais ao longo do dia. No Estado de São Paulo o tempo segue firme e ensolarado. A sensação é de frio pela manhã em praticamente todo o Sudeste, com exceção para o norte de e oeste de mineiro. Já na parte da tarde faz bastante calor no interior de São Paulo e Minas Gerais, para o restante da região a sensação fica amena.

SUL

Nesta segunda a chuva diminui no Sul. A nebulosidade ainda é intensa no norte do Paraná e na faixa leste do Estado. Inclusive pode ocorrer uma chuva fraca nestas áreas no decorrer do dia. As demais áreas do Sul têm um dia com a presença do sol e poucas nuvens. O ar mais seco que agora atua sobre a região e é o responsável pela diminuição das nuvens favorece um amanhecer com temperaturas baixas no centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. E justamente pelo tempo mais aberto é que as temperaturas sobem bastante no decorrer do dia, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha.

Na terça uma frente fria no sul do Uruguai provoca aumento da nebulosidade no centro-sul do Rio Grande do Sul com sol entre nuvens e sem previsão de chuva. Para os demais Estados o tempo de mantém firme com predomínio de sol. As temperaturas caem na metade leste do Paraná e de Santa Catarina, e no nordeste do gaúcho, com sensação de bastante frio pela manhã. À tarde o calor é generalizado por toda a região, principalmente para o oeste do Rio Grande do Sul.

CENTRO-OESTE

Na segunda, pancadas ocorrem ao longo do dia em praticamente todo o Centro-Oeste, previsão de tempo firme somente para o extremo sul do Mato Grosso do Sul. As chuvas mais volumosas ocorrem ao longo da tarde e noite. Pela manhã as chuvas ocorrem de forma bastante isolada. As temperaturas ficam elevadas ao longo do dia, com sensação de bastante calor na parte da tarde.

Para terça uma massa de ar seco avança sobre a região e deixa o tempo mais firme apenas no sudeste do Mato Grosso do Sul. Já para as demais áreas pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia, com maior intensidade na parte da tarde. As temperaturas se mantém estáveis ao longo do dia e faz calor em todas as áreas.

NORDESTE

Na segunda, ainda chove no sul e no oeste da Bahia, mas nas outras áreas do Nordeste as pancadas de chuva diminuem. O dia começa com temperaturas mais elevadas no interior do Piauí e sobem muito no decorrer do dia, ficando acima dos 36°C nesta área e no norte do Maranhão. Além disso, a umidade relativa do ar fica bem abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia, oscilando entre 20% e 30%.

Na terça, as chuvas de mantém na Bahia e no litoral leste. Chuvas bastante intensas ocorrem na metade sul do Estado baiano, já para a faixa litorânea são esperados volumes menores e chuva de maneira isolada.

NORTE

Na segunda nenhuma novidade para a região. As pancadas de chuva acontecem em todos os Estados, mas com menor intensidade e de forma mais isolada no centro-norte do Pará, no Amapá e em Roraima, além do norte do Tocantins. A semana começa com temperaturas mais agradáveis, mas o calor aumenta e a sensação de tempo mais abafado acontece na parte da tarde.

Na terça, as pancadas de chuva se concentram mais na porção oeste e sul da região, com chuvas ocorrendo o dia todo. Nas demais áreas também chove, porém de forma bastante isolada. As temperaturas se mantêm elevadas ao longo do dia e a sensação de calor é amenizado pelos eventos de chuva.

Autor: Somar Meteorologia

Fonte: Canal Rural

URL: http://tempo.ruralbr.com.br/noticia/2014/10/semana-inicia-com-tempo-instavel-na-maior-parte-do-brasil-4629120.html

TOPO