Frente fria avança para o Sudeste no começo da semana

20/10/2014

Sul

A frente fria começa a avançar para o Sudeste nesta segunda, dia 20. No Rio Grande do Sul, o tempo abre, restando apenas nebulosidade no norte gaúcho. A temperatura fica amena. Já, em Santa Catarina e no Paraná, apesar do sol aparecer e a temperatura subir, com exceção do leste destes Estados, volta a chover de forma intensa a partir da tarde.

Na terça, dia 21, sem frente fria ou instabilidades, o tempo abre em toda a região Sul. Faz um pouco de frio no começo do dia, principalmente nas serras gaúcha e catarinense, mas as temperaturas voltam a subir bastante à tarde. Na quarta, dia 22, continua esquentando. Volta a chover no Sul apenas a partir da sexta, dia 24.

Sudeste

Na segunda, o tempo fecha em São Paulo. A frente fria avança pelo Estado paulista e até o final do dia chega à divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo. Chove forte nos quatro Estados, em São Paulo já pela manhã, com risco para queda de granizo e ocorrência de trovoadas. Mesmo com a frente fria, faz calor, mas ele ameniza um pouco em São Paulo devido à nebulosidade.

Na terça, o tempo volta a abrir na maior parte de São Paulo, com exceção da faixa litorânea que segue com muita nebulosidade, pode chover fraco a qualquer hora do dia. No interior paulista, chove no leste e nordeste no final da tarde, de forma isolada, mas forte. A frente fria atua no litoral capixaba, levando chuva para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. As temperaturas continuam altas. Nos dias seguintes, as chuvas estacionam entre o Espírito Santo, o centro e o norte de Minas Gerais. Também ocorrem pancadas isoladas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O calor será persistente, mas com temperaturas não tão altas quanto na última semana.

Centro-Oeste

Na segunda, a frente fria na costa do Sudeste espalha chuvas isoladas pelos três Estados do Centro-Oeste e Distrito Federal. São chuvas rápidas, que ocorrem depois de uma tarde quente. Mesmo assim, há trovoadas e ventanias.

Na terça-feira, as chuvas rápidas e isoladas, associadas ao calor e à umidade, seguem espalhadas pelos três Estados da região e DF. Elas estão previstas para ocorrerem no final de uma tarde quente. Na quarta, chove de forma mais abrangente e forte em Goiás e no Distrito Federal.

Nordeste

A semana começa ensolarada em todo o Nordeste. Entre a tarde e a noite, chove rápido e isolado no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia.

Uma frente fria alcança o litoral sul da Bahia na terça e provoca chuvas fortes na região. As temperaturas caem. Também chove, mas de forma isolada, rápida e apenas entre o final da tarde e começo da noite, no oeste baiano, Piauí e Maranhão. Faz calor. Os dias seguintes repetem este padrão de tempo no Nordeste.

Norte

Na segunda, as pancadas de chuva atingem todos os Estados do Norte, sendo mais generalizadas e intensas sobre o Amazonas e o Amapá. O tempo segue abafado.

As chuvas se intensificam em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Também chove forte, só que de forma isolada e restrita ao período da tarde, no Pará, Amapá e Tocantins. Na quarta, toda a região passa a ter chuvas mais abrangentes e duradouras, gerando acumulados significativos, porém ainda mal distribuídos.

Autor: Canal Rural com informações do Somar

Fonte: Canal Rural

URL: http://tempo.ruralbr.com.br/noticia/2014/10/frente-fria-avanca-para-o-sudeste-no-comeco-da-semana-4624151.html

TOPO