Semana será de tempo seco em grande parte do Brasil, com exceção do Sul, onde pode gear na quarta

25/08/2014

SUDESTE

Nesta segunda, dia 25, o tempo aberto predomina e garante mais um dia de sol, calor e baixa umidade baixa nos quatro Estados do Sudeste. Na terça, dia 26, apesar da incidência de sol e das altas temperaturas, uma frente fria chega ao litoral sul de São Paulo entre a tarde e a noite. O sistema provoca chuva isolada nesta região e também em algumas cidades do centro paulista, mas sem grandes acumulados. Na quarta, dia 27, a chuva chega à Grande São Paulo, nos Vales do Ribeira e do Paraíba e no litoral, aumentando a nebulosidade no interior do Estado. Os índices de umidade do ar melhoram. No Rio de Janeiro e no sul de Minas, a chuva ocorre à noite as temperaturas caem um pouco.

SUL

Nesta segunda, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e a chuva atinge o centro-sul do Estado. No decorrer do dia, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva na região central e no norte gaúcho. Chove de forma intensa, com ventos de até 60km/h, mas a precipitação logo enfraquece. Os maiores acumulados de chuva são esperados sobre o sul e em alguns municípios do leste gaúcho. As temperaturas também entram em declínio. Em Santa Catarina e no Paraná, faz muito calor; a nebulosidade aumenta, mas ainda não chove.

Na terça, o tempo volta a ficar mais firme sobre o Rio Grande do Sul, apesar do frio. Nos outros Estados, a chuva chega de maneira generalizada e as temperaturas caem. Há risco de altos acumulados no leste dos dois Estados. Na quarta, a frente fria se afasta e o tempo abre em ambos os Estados, mas pode gear em localidades mais altas do Paraná e de Santa Catarina, enquanto no Rio Grande do Sul, o fenômeno é mais abrangente.

CENTRO-OESTE

A segunda será de sol e calor em todo o Centro-Oeste. O tempo segue firme, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Na terça, as temperaturas seguem elevadas em Mato Grosso do Sul, mas haverá nebulosidade. Em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, nada muda: mais um dia com sol, forte calor e pouca umidade na atmosfera. Na quarta, o dia será quente e seco, e o tempo deve permanecer assim durante o resto da semana.

NORDESTE

O litoral nordestino recebe chuva nesta segunda: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. No interior da região, o tempo segue firme, quente e sem chuva. As temperaturas passam dos 30°C na maior parte dos municípios. Nos dias seguintes, as condições pouco mudam: tempo instável e com pancadas de chuva sobre o litoral e tempo firme sobre o interior.

NORTE

Na segunda, chove de forma rápida e isolada no oeste e norte da Região Norte, enquanto as demais áreas seguem com sol e calor intenso. Na terça, a situação pouco muda. O tempo continua firme sobre o centro-sul e as áreas de instabilidade continuam atuando sobre a faixa norte, provocando pancadas de chuva. As temperaturas seguem elevadas em todo o Norte brasileiro. Nos dias seguintes, apenas o Amazonas deve registrar intensificação de chuva.

Autor: Somar Meteorologia

Fonte: Canal Rural

URL: http://tempo.ruralbr.com.br/noticia/2014/08/semana-sera-de-tempo-seco-em-grande-parte-do-brasil-com-excecao-do-sul-onde-pode-gear-na-quarta-4582346.html

TOPO