Fungo descoberto na Amazônia melhora desenvolvimento da soja, aponta pesquisa

24/06/2020

Um fungo encontrado no solo da Floresta Amazônica é um importante estimulante do desenvolvimento de plantas. Após avaliarem mais de mil linhagens do fungo Trichoderma aplicadas em conjunto com duas fontes de fósforo, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente constataram que muitas delas promovem o crescimento e desenvolvimento da soja.

A descoberta pode originar um biofertilizante em formato de inoculante para importantes culturas agrícolas, desde hortaliças, até soja, milho e feijão, capaz de manter a saúde do solo e reduzir os custos de produção.

Conforme a soja cresce mais rápido, o produtor economiza na aplicação desse nutriente e reduz riscos de carreamento do fósforo para corpos d’água, proporcionando sustentabilidade à produção. Isso acontece, segundo a Embrapa, porque o microrganismo solubiliza o fósforo presente no solo, permitindo que esse mineral possa ser absorvido facilmente pela planta.

“Algumas ações inovadoras quanto ao desenvolvimento de um eficiente biofertilizante seriam potencializar a associação de linhagens da mesma espécie fúngica com funções específicas para promoção do crescimento de plantas, melhoramento da estruturação e saúde do solo e controle de patógenos habitantes do solo”, diz Itamar Melo, pesquisador da Embrapa.

Autor: REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte: Revista Globo Rural

URL: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Soja/noticia/2020/06/fungo-descoberto-na-amazonia-melhora-desenvolvimento-da-soja-aponta-pesquisa.html

TOPO