Plantio de soja atinge 68,8% da área na Argentina

17/12/2018

O plantio de soja da safra 2018/2019 avançou 14,8 pontos porcentuais na semana encerrada em 12 de dezembro e alcançou 68,8% dos 17,9 milhões de hectares projetados para a temporada, segundo dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires em relatório semanal, divulgado na quinta-feira (13/12).

Estima-se que nos sete dias foram plantados mais de 2,6 milhões de hectares, um recorde para a safra atual. O bom clima em algumas regiões permitiu o avanço de trabalhos rapidamente no campo. Setores de Buenos Aires e La Pampa, no entanto, não tiveram progresso por causa das pesadas chuvas e tiveram até perdas causadas pelo granizo.

O planto de milho também teve avanço, embora um pouco menor: foram 5,4 pontos porcentuais em uma semana, alcançando 46,7% dos 5,8 milhões de hectares projetados para a temporada. Boa parte dos campos começa a se recuperar das geadas da primavera - no norte de La Pampa, no oeste e centro de Buenos Aires, por exemplo, a semeadura de lotes se encontra abaixo do ritmo habitual por causa da baixa temperatura dos solos.

Com relação ao trigo, a colheita alcançou 57,4% da área estimada, com um volume acumulado de mais de 9,5 milhões de toneladas. Os maiores avanços foram no centro-norte de Córdoba, norte e centro-leste de Entre Rios. Nas regiões não afetadas pelas geadas, os rendimentos esperados são superiores aos da safra 2017/2018.

Autor: POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: Revista Globo Rural

URL: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Soja/noticia/2018/12/plantio-de-soja-atinge-688-da-area-na-argentina-diz-bolsa.html

TOPO