Falta de chuva reduz umidade do solo em todas as regiões do Brasil

27/07/2018

No Brasil, não chove em sete cidades há mais de 90 dias. Palmas, capital do Tocantins, é uma delas. A ausência de chuva e nebulosidade por conta da massa de ar seco têm deixado a umidade do solo cada vez mais baixa. Na áreas centrais do país, os índices de disponibilidade hídrica do solo estão abaixo de 30%.

No decorrer dos próximos dias, não tem previsão de chuva em boa parte do Brasil central, o que continua favorecendo as atividades de colheita. Porém, devido a baixa umidade do solo, os produtores estão ficando preocupados com a próxima safra.

Tem previsão de chuva nas áreas do sul do país, com acumulados entre 30% e 60% distribuídos em cinco dias. A chuva retorna também em áreas do estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, porém ainda sem grandes acumulados. Nas áreas mais ao norte do país, a chuva segue persistente por conta das instabilidades tropicais. 

Os dados são da ferramenta Agrosomar, que oferece previsões de curto e longo prazo, além de previsão climática, para auxiliar o agricultor no planejamento da rotina e estratégia de trabalho para as próximas estações.

 

Autor: POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte: Revista Globo Rural

URL: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Tempo/noticia/2018/07/falta-de-chuva-reduz-umidade-do-solo-em-todas-regioes-do-brasil.html

TOPO