AgRural: colheita da soja no Brasil atinge 25% da área

27/02/2018

O levantamento da consultoria AgRural mostra que a colheita da soja no Brasil atingiu 25% da área cultivada no Brasil na quinta-feira (22). O avanço semanal foi de 8 pontos percentuais, “mas poderia ser maior se não fosse o ritmo ainda lento em outros estados”, dizem os analistas da AgRural, observando que36% da área estava colhida na mesma época do ano passado e 25% na média do período nos últimos cinco anos.

Segundo a AgRural, em Mato Grosso a colheita saltou de 45% para 61% na semana, abrindo vantagem sobre a média de cinco anos e se aproximando dos 65% do ano passado. “Apesar das chuvas diárias e de ainda haver lotes saindo com excesso de umidade das lavouras, os volumes de chuva registrados nesta semana foram menores e os casos de perdas, que já eram pontuais, diminuíram”, dizem eles.

Os analistas ressaltam que nos outros estados grandes produtores o ritmo mais forte esperado para a segunda quinzena de fevereiro ainda não se confirmou. Os levantamentos mostram que Goiás teve boa evolução na semana, saltando de 18% para 30%, “mas segue longe do desempenho do ano passado, já que o plantio da atual safra foi muito atrasado no estado”.

Segundo os relatos de campo, no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde o atraso no plantio e o alongamento do ciclo têm colocado freio ao avanço das colheitadeiras, nesta semana foi a chuva que atrapalhou os planos de acelerar os trabalhos.

Os técnicos comentam que no Paraná houve avanço de 5% para 11%. Em Mato Grosso do Sul, a colheita passou de 16% para 25%. “O atraso em relação à safra passada deve diminuir nos próximos dias, caso a previsão de tempo mais seco se confirme nos dois estados.”

No resto do país, a colheita chegou a 8% em Santa Catarina, 22% em São Paulo, 15% em Minas Gerais, 2% na Bahia, 3% no Tocantins, 4% no Pará e 55% em Rondônia. No Matopiba, onde a colheita ainda é pontual, os bons volumes de chuva registrados agora em fevereiro vão reforçando a expectativa de safra cheia. No Rio Grande do Sul, que ainda não começou a colher, chuvas muito bem-vindas caíram nesta semana sobre diversas áreas do estado. A safra gaúcha deve ser boa, apesar das perdas de produtividade no sul, onde faltou chuva ao longo do ciclo.

Safrinha

A AgRural estima que o plantio da segunda safra de milho chegou nesta semana a 43% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil. O número representa avanço semanal de 17 pontos, mas ainda é inferior aos 47% da média de cinco anos e aos 57% do ano passado.

Segundo os analistas, em Mato Grosso, que conseguiu acelerar a colheita da soja nesta semana, o plantio da safrinha saltou de 48% para 69% em uma semana. “Apesar do atraso em relação ao ano passado e à média, também houve bom avanço semanal em Goiás, onde a área semeada passou de 10% para 26%, com muitas plantadeiras semeando o cereal logo atrás das colheitadeiras de soja.”

Eles observam que no Paraná e em Mato Grosso do Sul, em contrapartida, os produtores não têm conseguido fazer o plantio do milho imediatamente após a colheita da soja, pois o solo está muito úmido. No Paraná, o plantio avançou dez pontos, para 19%, e segue com grande desvantagem em relação ao ano passado. Em Mato Grosso do Sul, que segue atrasado e também teve avanço de dez pontos, o plantio chegou a 21%. Nos demais estados, o plantio chegou a 29% em São Paulo e a 42% em Minas Gerais. Ambos estão em linha com o ritmo do ano passado.

Autor: Por Redação Globo Rural

Fonte: Revista Globo Rural

URL: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Soja/noticia/2018/02/agrural-colheita-da-soja-no-brasil-atinge-25-da-area.html

TOPO